CodigoLancamento |
34537 |
NumeroRegistro |
PRJ-084/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CULTURA E CIDADANIA: ARTE, EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR PELA C... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
RUBENS LEONARDO PANEGASSI (Coordenador, 02/01/2014 a 30/11/2014), GABRIELA CRISTINA FRANCESCHI PEREIRA (Bolsista PROCULTURA, 02/01/2014 a 30/11/2014) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2014-11-30 |
LinhaExtensao |
Alfabetização, leitura e escrita |
Objetivo |
Objetivo Geral Em nossa perspectiva educacional a socialização do conhecimento é essencial por considerarmos todos os sujeitos filósofos e intelectuais, no sentido que Gramsci propõe. Através do projeto Cultura e Cidadania, tencionamos fomentar a reflexão dos educandos sob uma perspectiva social, pensando na busca pela autonomia, inspirados pela práxis que compõe a educação libertadora. Auxiliar no reconhecimento da cultura local, na interação e reintegração em relação ao espaço e ao lugar, propiciar atuação no habitus perante a comunidade de Paula Cândido, tomar como princípio a educação libertadora e humanista, e perceber que o conhecimento do indivíduo parte do entendimento da cultura local, da vivência dos educandos, aliados ao diálogo, em conjunto com o saber acadêmico que possibilitará o acesso ao ensino superior, negado às classes populares. Objetivos Específicos Trabalhar de forma interdisciplinar com as demais áreas que compõem o CPPC e auxiliar os educandos das camadas populares a ingressar no ensino superior inclusive com discussões sobre os saberes locais e suas implicações no cotidiano dos sujeitos. Através da metodologia aplicada, objetiva-se instigar os educandos e todos os participantes do Cursinho Popular a conhecer as diversas realidades da cidade e do país. Promover através da arte, vídeos, palestras, aulas e debates, estimular a criatividade, o questionamento, a sensibilidade sobre o saber local. Pretende-se alcançar uma efetiva troca de saberes, respeitando a cultura da comunidade e seus indivíduos, conhecendo em primeiro lugar quem são os educandos, qual a realidade em que vivem, para depois buscar mecanismos de interação. Assim, importante será a prática do debate que visa à apresentação da diversidade cultural, introduzindo os assuntos pertinentes para enriquecer os encontros entre educadores e educandos. |
PalavrasChave |
cultura, educação, cidadania |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
A ação se dará através da troca de saberes acadêmicos e populares, pela interação entre os educandos e educadores, somados à comunidade local. Os educadores realizam aulas com a finalidade de discutir e refletir sobre questões relativas à cidadania, cultura, meio ambiente, política, consumismo entre outros, de forma participativa, lúdica, criativa, para estimular a autonomia e a participação cidadã, com olhares também para o acesso ao ensino superior. Os integrantes do Cursinho Popular de Paula Cândido articulam-se com membros da comunidade local através de oficinas, vídeos para debate, caminhadas, seminários, para que esses agentes percebam a importância da reflexão das problemáticas locais, repensando a cultura e o espaço pela construção coletiva do conhecimento. As atividades articularão o ensino com práticas de educação informal e formação cidadã e os resultados serão percebidos a partir da inclusão social e da inserção dos educandos no mundo acadêmico, mobilizando instrumentos que proporcionem a articulação com todos os agentes do projeto e a comunidade, interagindo com a realidade social de Paula Cândido e Viçosa. |
LocalidadeAtendida |
ovens e adultos egressos do ensino médio da zona rural e urbana do Município de Paula Cândido. |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34537 |