gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

32327

NumeroRegistro

PRJ-177/2018

Tipo

Projeto

Titulo

PROGRAMA AMAGAIA: EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NA FLORESTA NACIONAL ...

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

LILLIAN MARIA FREDERICO DE SOUZA (Bolsista - Outros, 01/04/2018 a 31/07/2019), ANA CAROLINA BEER FIGUEIRA SIMAS (Coordenador, 01/04/2018 a 31/07/2019), FELIPE NOGUEIRA BELLO SIMAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 31/07/2019), PEDRO CHRISTO BRANDÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 31/07/2019), TATIANA REIS BRANDÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 31/07/2019), JULIA CHRISTO BRANDÃO TIMO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 31/07/2019), FELIPE SALGADO DE SENNA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 31/07/2019)

DataInicio

2019-01-01

DataTermino

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Construir e implementar, de forma participativa e colaborativa, um Programa de Educação Sustentável, como parte de um conjunto mais amplo de ações tecidas no Programa AmaGaia de apoio à sustentabilidade comunitária, junto com moradores da Floresta Nacional do Purus-AM.

PalavrasChave

Comunicação, Educação, Sustentabilidade

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Será construído, de maneira participativa, um Programa Transdisciplinar de Educação para a Sustentabilidade, voltado aos moradores da Vila Céu do Mapiá e entorno, na Floresta Nacional do Purus-AM. O programa será construído a partir da abordagem metodológica da Aprendizagem Baseada em Projetos e da Pedagogia da Alternância e orientado pela valorização dos saberes e experiências locais, e pela lógica do planejamento de ecovilas, que considera a sustentabilidade em suas quatro dimensões: social, econômica, ecológica e cultural. Estão previstas atividades e oficinas presenciais para a elaboração e acompanhamento de planos de ação, com a presença de educadores e facilitadores, para aprofundamento de temas a partir das demandas apresentadas pelos participantes. Serão socializadas com os participantes informações acerca da complexidade da crise atual resultante do modelo de desenvolvimento baseado no crescimento industrial e construído o entendimento de como esta crise afeta a comunidade em seu contexto de isolamento geográfico. Através de oficinas participativas serão compartilhadas e aplicadas ferramentas e fundamentos de facilitação de processos de aprendizagem social, tecnologias sociais apropriadas à realidade local, e formações específicas adequadas às demandas atuais da comunidade. Este processo pressupõem a pesquisa-ação junto com a comunidade acerca da realidade atual, dos potenciais e desafios para se alcançar o futuro desejado. Através de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, espera-se um processo de aprendizagem social que permita que a comunidade avance conscientemente em direção à autonomia e bem viver. Estão previstas as seguintes atividades: Para se atingir os objetivos propostos neste projeto serão realizadas as seguintes atividades: 1)Articulação com o Grupo de Trabalho Interinstitucional da comunidade e com a Associação de Moradores (AMVCM) para organização das etapas do projeto e agendamento de atividades locais (encontros, reuniões, oficinas). 2) Realização de oficina de planejamento estratégico participativo para atualização da missão e propósito da comunidade, e das indicações da comunidade sobre setores e projetos prioritários para o bem-viver, nas quatro dimensões da sustentabilidade: social, econômica, ecológica e cultural. 3)Elaboração de processos e instrumentos para construção e implementação de projetos comunitários locais para o bem-viver. 4)Sistematização de material já coletado e/ou produzido sobre as experiências de Educação Sustentável na Floresta Nacional do Purus em projetos de pesquisa e extensão anteriormente desenvolvidos pela proponente e equipe: AmaGaia Educação para o Desenvolvimento de Ecovilas na Floresta Nacional do Purus, e projeto Escolas Sustentáveis. O material sistematizado será utilizado para organização das etapas subsequentes propostas neste projeto. 5)Realização de diagnóstico participativo sobre a sustentabilidade comunitária, através da aplicação de questionário específico com indicadores desenvolvidos pela Rede Global de Ecovilas. 6)Realização de reuniões com grupos específicos de projetos e setores comunitários, para detalhamento de planos de ação a serem implementados. 7)Realização de eventos de sensibilização, mobilização e formação da juventude na Floresta Nacional do Purus. Apoio à formação de um Conselho de Jovens. 8)Formação de equipe local de apoio, através da definição participativa dos perfis demandados. 9)Apoio técnico constante para captação de recursos, acompanhamento e gestão de projetos comunitários locais. 10) Articulação com redes e indivíduos para apoio técnico e intercâmbio de informações e experiências para fomento a temas e projetos estratégicos a serem iniciados em áreas específicas apontadas como prioritárias nas ações 3 e 4. Esta articulação deverá dar início ao trabalho de organização de uma Rede de Solidariedade para o Bem-Viver Comunitário na Floresta Nacional do Purus. 11) Realização de encontros, oficinas e reuniões para fortalecimento da governança comunitária, em especial para elaboração e implementação do Plano Diretor. 12) Facilitação de oficinas para fortalecimento das instituições comunitárias, com foco na Associação de Moradores. 13) Mobilização de grupo focalizador e realização de oficinas locais para a construção colaborativa de um Programa AmaGaia de Educação Sustentável na Floresta Nacional do Purus, para formação de agentes comunitários. A quantidade, metodologia e programação específica destas oficinas será definida no primeiro encontro com os participantes. 14) A partir das informações levantadas nas etapas anteriores, preparação da programação específica e de material para oficinas-piloto de formação a serem realizadas na Floresta Nacional do Purus, nas quatro dimensões da sustentabilidade. 15) Realização de oficinas-piloto do Programa AmaGaia de Educação Sustentável na Floresta Nacional do Purus, para compartilhamento de processos, instrumentos, e tecnologias sociais apropriadas às demandas locais, nas quatro dimensões da sustentabilidade. 16) Sistematização dos resultados das oficinas de construção participativa e das oficinas-piloto na forma de um projeto ou proposta de Programa de Educação Sustentável na Floresta Nacional do Purus curso de extensão para formação de agentes comunitários. 17) Elaboração de publicações de divulgação e apoio à consolidação do Programa AmaGaia. 18) Redação do relatório final do projeto.

LocalidadeAtendida

Comunidades da Floresta Nacional do Purus e entorno

PessoasAtendidas

600

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32327


Veja também: 763 764 765 766 767