gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

35072

NumeroRegistro

PRJ-154/2014

Tipo

Projeto

Titulo

ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Direitos Humanos e Justiça

AreaTematica2

Trabalho

Envolvidos

MARCELO OTTONI DURANTE (Coordenador, 01/04/2014 a 31/12/2016), ANNA CHRISTINA DE SOUZA CLIMACO VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/12/2016), ALLAN KÁSSIO DE OLIVEIRA SANTOS RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/12/2016), FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/12/2016), LUCIANO RODRIGUES COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/12/2016), JOSÉ CÉSAR DE SOUSA VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/12/2016), MAXWELL LOPES VIANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/12/2016)

DataInicio

2014-04-01

DataTermino

2016-12-31

LinhaExtensao

Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares

Objetivo

Objetivo Central: promover organização da sociedade e a redução das desigualdades sociais nas áreas com elevada pobreza e criminalidade em Viçosa. Além de munir a população, especialmente os jovens, com os recursos necessários para a atuação profissional, destacamos também a necessidade de construir um ambiente de vivência social que incentive a população a ter uma perspectiva de vida centrada nos valores do respeito, convivência pacífica e a crença na capacidade de construir um futuro por meio do esforço próprio através da educação e do trabalho. Neste contexto, destacamos os seguintes objetivos secundários: 1. Promover a inclusão social e produtiva da população, especialmente dos jovens. 2. Promover entre as pessoas residentes em áreas vulneráveis uma valorização da vida pelas pessoas, o respeito mútuo, a disponibilidade de ajudar os outros e a felicidade. 3. Promover uma valorização da educação pelas crianças, adolescentes e jovens residentes em áreas vulneráveis, fazendo do ambiente escolar um ambiente de respeito, convivência e promoção de uma perspectiva de futuro. 4. Reduzir o isolamento das áreas vulneráveis por meio da iluminação das áreas problemáticas e urbanização dos territórios. 5. Promover o convívio pacífico e o respeito entre as pessoas disponibilizando nas áreas vulneráveis espaços para esporte e para atividades culturais, artísticas, festivas, musicais. 6. Promover a construção de redes locais por meio de ações agregadoras, lúdicas ou de lazer. 7. Garantir o acesso pleno das pessoas aos seus direitos por meio de atividades de capacitação e regularização dos seus documentos. 8. Fortalecer as famílias enquanto instituição de socialização de valores primários relacionados a convivência pacífica entre as pessoas por meio do apoio psicossocial para as famílias.

PalavrasChave

Organização da sociedade, Inclusão social, Segurança Pública

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

A execução do projeto envolverá atividades em sete frentes distintas de trabalho: 1.Organizar a população que mora nas regiões que serão foco da política em associações comunitárias ativas e participativas, responsáveis pela implementação da política. 2.Estabelecer os centros comunitários como base física para a execução da política e espaço de promoção do convívio pacífico entre as pessoas. 3.Promover a inclusão social dos jovens por meio da realização de cursos profissionalizantes, criação de espaços físicos para atividades profissionais (marcenaria, serralheria, lavanderia, etc) e a criação cooperativas para reunir os jovens para prestação de serviços. 4.Estimular os valores de paz e respeito entre os jovens por meio do estabelecimento de parcerias com as escolas para execução de atividades de esporte, dança e teatro e fazer discussões sobre temas polêmicos em torno das drogas, desigualdade social, segurança, dentre outros. 5.Implementar um espaço de mediação de conflitos para criar entre a população que mora nas regiões que serão foco da política a cultura de solucionar os conflitos por meio do diálogo. 6.Promover uma ação de regularização dos documentos das pessoas, envolvendo certidão de nascimento e de óbito, escrituras de posse de bens e imóveis, para fortalecer o acesso das pessoas aos seus direitos. 7.Prestar apoio psicossocial às famílias cujos membros se envolveram com a criminalidade, o uso de drogas ou estão atuando no contexto da escola de forma deficiente, estando vulneráveis ou com maior risco de se envolverem com as drogas ou com a criminalidade.

LocalidadeAtendida

Bairros de viçosa: Bom Jesus, Nova Viçosa, Posses, Santo Antônio, Santa Clara e Silvestre

PessoasAtendidas

24280

PessoasAtendidasPorMes

24280

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35072


Veja também: 767 768 769 770 771