CodigoLancamento |
33728 |
NumeroRegistro |
PRJ-266/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
APLICAÇÕES DE SOFTWARES MATEMÁTICOS PARA AUXILIAR NA EXECUÇÃ... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
MIGUEL JUNIOR CEZANA (Coordenador, 01/08/2013 a 31/07/2015), VAGNER RODRIGUES DE BESSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 31/07/2015), GUILHERME MARQUES SANTOS (Bolsista - Outros, 01/08/2013 a 31/01/2014), ANNA LUIZA DORNELAS DA COSTA (Bolsista - Outros, 01/02/2014 a 31/07/2015) |
DataInicio |
2013-08-01 |
DataTermino |
2015-07-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Implementar atividades desafiadoras, que leve o aluno a buscar a informação, conjecturar, construir seu conhecimento e ser autor da solução utilizando o software GeoGebra , a fim de reproduzir e validar conceitos como: funções, limites, derivadas e integrais, Aprimorar o estudo do Cálculo e ampliar o conhecimento de seus conceitos utilizando dinâmicas não convencionais através de computadores disponibilizados pelos laboratórios da UFV-Campus de Rio Paranaíba ou mesmo em casa, através de atividades instruídas postadas no ambiente virtual PVAnet, Realizar oficinas previamente organizadas pelos envolvidos no projeto com a participação de professores e alunos com o objetivo de quebrar barreiras de conceitos antes tidos como difíceis, através de encontros descontraídos e instrutivos com o uso das atividades previamente elaboradas, abordando problemas do dia a dia das aulas de Cálculo e propondo soluções dinâmicas e criativas. |
PalavrasChave |
Geometria Dinâmica, GeoGebra, Cálculo Diferencial |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Para o desenvolvimento do nosso trabalho, estão previstas reuniões semanais entre o aluno bolsista e o coordenador do projeto com a intensão de traçar novas estratégias para o encaminhamento do trabalho, e também, serão feitas reuniões mensais com todos os integrantes do projeto para discutir sobre os resultados das etapas realizadas e sobre as demais que estejam por vir. Inicialmente buscaremos atividades dinâmicas já desenvolvidas com o software e buscar adaptações ao nosso contesto, numa perspectiva do aluno bolsista se familiarizar com o software, e com isso teremos o objetivo de explorar, ao máximo, suas potencialidades. Para tanto, faremos um estudo em artigos científicos, revistas brasileiras de ensino, em projetos já executados, na busca de trabalhos semelhantes que, eventualmente, já houvessem sido realizados trabalhos similares. Como exemplos preliminares de referências têm-se: (BARBOSA, 2009), (BARBOSA, 2010), (CURY, 2005), (FLEMMING e LUZ, 1999), (LOPES, 1999) e (MACHADO, 2005), (ARAÚJO e NÓBRIGA, 2010). Posteriormente serão selecionados os alunos participantes das oficinas do curso, que será, preferencialmente, composto por alunos matriculados regularmente no curso de Cálculo Diferencial e Integral (CRP191 ou CRP 199). Será feito uma conscientização dos alunos sobre a importância de sua participação nas oficinas, aonde serão relatadas as diversas vantagens para se ter melhoras no empenho do seu curso de cálculo, se o mesmo contar com o auxílio das atividades desenvolvidas no software. Por fim, trabalharemos no intuito de divulgar os resultados alcançados no projeto com o interesse de motivar trabalhos futuros e também uma busca por ideias inovadoras. |
LocalidadeAtendida |
Discentes da Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
80 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=33728 |