CodigoLancamento |
35360 |
NumeroRegistro |
PRJ-128/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O JORNAL E AS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS COMO INSTRUMENTOS DE FO... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Comunicação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
JOAQUIM SUCENA LANNES (Coordenador, 01/02/2014 a 30/12/2014), ANA LUIZA CARVALHO OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 30/12/2014), CAÍQUE VERLI DE SOUSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 30/12/2014) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2014-12-30 |
LinhaExtensao |
Jornalismo |
Objetivo |
Objetivo Geral: - Ajudar e conscientizar o professor da utilização do produto jornalístico OutrOlhar em sala de aula, com objetivo de estimular a leitura e a interpretação de assuntos voltados para seu cotidiano e para uma formação cidadã. Objetivos Específicos: -Buscar maior integração dos estudantes do ensino médio de escola pública com o jornal OutrOlhar. -Auxiliar os professores, na aplicação de conteúdo das disciplinas, apropriando-se do jornal como uma ferramenta de aprendizado. -Estimular o interesse pela leitura e pelo conhecimento e formação de posição crítica sobre os fatos que gravitam o cotidiano dos adolescentes das escolas atendidas pelo Projeto. - Repassar e a aplicação das diversas teorias aprendidas no Curso de Jornalismo aos estudantes do Nível médio, assim com as técnicas de produção de um veículo jornalístico. -Estimular a criação de um Jornal Mural, produzido pelos róprios estudantes de Ensino Médio, no qual as pautas principais sejam sempre sugeridas por eles e a produção de matérias utilize linguagens e modos próprios do seu cotidiano. |
PalavrasChave |
Jornalismo, Educomunicação, Comunicação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Inicialmente aplicar instrumentos de pesquisa individuais, direcionados aos alunos do Segundo Grau do Nível Médio para conhecer e entender as suas realidades. Após a análise dos dados coletados, montar estratégias e ações com vistas a utilização do jornal OutrOlhar na sala de aula, bem como para a produção de um veículo jornalístico produzido pelos próprios alunos de Ensino Médio. Realização de oficinas de interpretação de textos jornalísticos, veiculados no OutrOlhar. Além disso, oferecer oficinas de texto (pauta e notícia), de entrevista, de fotografia e diagramação, ministradas pela bolsista com orientação dos professores do Curso de Jornalismo. Durante as oficinas os estudantes sugerem o nome do jornal, os assuntos a serem veiculados, de que forma eles sejam abordados e as fotografias. Após as oficinas, sob orientação da professora do Ensino Médio e da bolsista,eles realizarão as entrevistas, tiraram as fotos e produziram os textos. Depois da edição e impressão do material os estudantes montam o jornal em um mural na própria escola. |
LocalidadeAtendida |
Escolas públicas do município de Viçosa |
PessoasAtendidas |
250 |
PessoasAtendidasPorMes |
250 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35360 |