Envolvidos |
LUCIENE FÁTIMA FERNANDES ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/12/2014), EDILAINE LOPES DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/12/2014), KARINA OLIVEIRA MARTINHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2014 a 31/12/2014), ANDREIA QUEIROZ RIBEIRO (Coordenador, 01/04/2014 a 31/12/2014) |
AtividadesProjeto |
As oficinas ocorrerão semanalmente na sede do PMTI (casa 6 da Vila Gianetti) e terão duração de 60 minutos. Como forma de divulgar o trabalho, serão afixados cartazes na sede do programa a fim de convidar os idosos para participarem das oficinas. O primeiro encontro será destinado à apresentação dos coordenadores das oficinas, bem como será realizada uma roda de conversa em que os idosos serão convidados a falar sobre suas dificuldades em relação ao processo de memorização no cotidiano, e também quais são suas expectativas para as oficinas de memória. Nesse mesmo encontro, será aplicado o instrumento para rastreio de comprometimento cognitivo, Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), conforme adaptação proposta por Brucki et al (2003). O MEEM se encontra no Anexo A. No segundo encontro, serão explicados, em linhas gerais, os resultados obtidos pelos idosos no MEEM e suas implicações no desempenho da memória dos idosos. A partir do terceiro encontro, será dado seguimento às atividades das oficinas, sendo que em cada uma delas haverá os seguintes momentos: 1-Acolhimento com revisão dos nomes, 2-Orientação temporal, 3-Trabalho da memória recente (ex. notícias da semana), 4-Introdução do tema com resgate de memória remota (vivências pessoais), 5-Atividade principal com recursos diversos, 6-Encerramento com revisão das atividades do dia, Os recursos a serem utilizados para o trabalho da atividade principal serão: a)Jogos de memória, b)Quebra-cabeças, c)Jogos de montagem, d)Jogos de labirinto, e)Atividades de consciência corporal, f)Dinâmicas que estimulem a atenção, Para a realização das oficinas, serão utilizados equipamentos como datashow, notebook e aparelho de som. Serão também desenvolvidas atividades propostas por Alvarez (2002). Todas as atividades serão adaptadas aos idosos sem escolaridade e dessa forma, não haverá necessidade de leitura ou escrita. Ao final de seis meses de realização das oficinas, o MEEM será reaplicado como forma de avaliar se houve mudanças no desempenho cognitivo dos idosos participantes das oficinas. |