CodigoLancamento |
38319 |
NumeroRegistro |
PRJ-079/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O JOGO MATEMÁTICO COMO RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIM... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
NILVA RODRIGUES RIBEIRO (Coordenador, 18/08/2014 a 31/07/2015), NILVA RODRIGUES RIBEIRO (Orientador, 18/08/2014 a 31/07/2015), FERNANDA ROCHA BRAES (Bolsista - Outros, 18/08/2014 a 31/07/2015) |
DataInicio |
2014-08-18 |
DataTermino |
2015-07-31 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
Podemos destacar alguns objetivos centrais de nossa proposta: %u2022Implementar atividades desafiadoras, que leve o aluno a buscar a informação, conjecturar, construir seu conhecimento e ser autor da solução utilizando alguns dos jogos acima citados. %u2022Aprimorar o estudo do Cálculo e da Geometria Analítica e Álgebra Linear e ampliar o conhecimento de seus conceitos utilizando dinâmicas em salas de aulas. Realizar oficinas previamente organizadas pelos envolvidos no projeto com a participação de professores e alunos com o objetivo de quebrar barreiras de conceitos antes tidos como difíceis, através de encontros descontraídos e instrutivos com o uso das atividades previamente elaboradas, abordando problemas do dia a dia das aulas de Cálculo, de Geometria Analítica e Álgebra Linear e propondo soluções dinâmicas e criativas. 3.2.2 Objetivos específicos Neste projeto propomos a utilização de jogos como ferramenta auxiliar a disciplina Cálculo Diferencial e Integral e de Geometria Analítica e Álgebra Linear. Podemos destacar alguns objetivos específicos: %u2022Conhecer os jogos, apesar de já existir há muitos anos, muitos jovens ainda não teve contato com nenhum dos jogos acima citados, %u2022Desenvolver e incentivar o estudo do cálculo através de brincadeiras, apresentando uma nova proposta metodológica de ensino, %u2022Buscar o desenvolvimento de conceitos do pré-cálculo úteis para o desenvolvimento da disciplina, %u2022Tentar diminuir o número de alunos desistentes e reprovados, %u2022Disponibilizar atividades programadas no ambiente virtual da universidade (PVAnet), %u2022Participação em eventos científicos internos e externos para divulgação de resultados e troca de experiências. |
PalavrasChave |
jogos matemáticos, oficinas matemáticas, capacitação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Para o desenvolvimento do nosso trabalho, estão previstas reuniões semanais entre o aluno bolsista e o coordenador do projeto com a intenção de traçar novas estratégias para o encaminhamento do trabalho, e também, serão feitas reuniões mensais com todos os integrantes do projeto para discutir sobre os resultados das etapas realizadas e sobre as demais que estejam por vir. Inicialmente buscaremos atividades dinâmicas já desenvolvidas com estes jogos e vamos buscar adaptações ao nosso contexto, numa perspectiva do aluno bolsista se familiarizar com os jogos, e com isso teremos o objetivo de explorar, ao máximo, suas potencialidades. Para tanto, faremos um estudo em artigos científicos, revistas brasileiras de ensino,em projetos já executados, na busca de trabalhos semelhantes que, eventualmente, já houvessem sido realizados trabalhos similares. O jogo recebe de teóricos como Piaget, Vygotsky, Leontiev, Elkonin, entre outros, as contribuições para o seu aparecimento em propostas de ensino de matemática. Posteriormente serão selecionados os alunos participantes das oficinas do curso, que será, preferencialmente, composto por alunos matriculados regularmente no curso de Cálculo Diferencial e Integral (CRP191 ou CRP 199) Ou Geometra Analítica e Álgebra Linear (CRP 190 e CRP 298). Será feito uma conscientização dos alunos sobre a importância de sua participação nas oficinas, aonde serão relatadas as diversas vantagens para se ter melhoras no empenho do seus cursos. Por fim, trabalharemos no intuito de divulgar os resultados alcançados no projeto com o interesse de motivar trabalhos futuros e também uma busca por idéias inovadoras. Os desenvolvimentos das atividades serão efetuados de acordo com ementa da disciplina. Primeiro, será apresentado ao aluno e lhe será repassado como utilizar seus principais comandos. Então, serão inicialmente desenvolvidas atividades com os alunos que contribuam com o estudo de funções. A cada etapa desenvolvida sempre atenderá a estes objetivos para os demais assuntos a serem desenvolvidos. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba e Lagoa Formosa |
PessoasAtendidas |
400 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38319 |