gov

Recall é a forma pela qual um fornecedor vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. Ao mesmo tempo, recolhe produtos, esclarece fatos e apresenta soluções. O fornecedor deve garantir que a expectativa do consumidor em relação à adequação e, principalmente, à segurança dos produtos ou serviços seja efetivamente correspondida. A regra, portanto, é de que os produtos ou serviços colocados no mercado de consumo não podem acarretar riscos à saúde e segurança dos consumidores, exceto aqueles considerados normais e previsíveis em razão da sua natureza e uso (objetos cortantes, combustível, medicamentos, etc). O presente conjunto de dados foi extraído do sistema online de recalls (http://portal.mj.gov.br/recall), que é mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Maiores informações podem ser obtidas em: (http://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/saude-e-seguranca).

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 25/01/2019)

Assunto

Automotores

Classificação

Automóveis

Nº do Protocolo

08012.003420/2014-24

Mês

11

Fornecedor

Fiat Automóveis S/A

Objeto

Jeep Grand Cherokee e Jeep Commander

Defeito

foi constatado que “o módulo de ignição dos modelos dos veículos pode sofrer uma alteração na posição da chave de ignição durante a condução, o que pode causar riscos aos consumidores”, de modo que, caso o defeito se manifeste, “pode gerar perda de potência do motor, direção hidráulica e frenagem, aumentando o risco de colisão, com conseqüentes danos materiais, lesões graves ao condutor, demais ocupantes do veículo e terceiros. Além disso, existe a possibilidade de uma ou mais das funcionalidades de segurança do veículo, incluindo os airbags frontais, serem desativados. Nesta situação, em caso de acidente, a não deflagração do airbag frontal e/ou das demais funcionalidades de segurança diminuirá a proteção dos ocupantes do veículo, aumentando as chances de lesões físicas graves ou até mesmo fatais para o motorista, passageiros e terceiros”.

Arquivado

Não

Quantidade de afetados

1.092

Quantidade de atendidos

0

Percentual de atendimento

0,0

Data da última atualização

09/12/2014

Última atualização: tempo decorrido (em meses)

4


Veja também: 106 107 108 109 110