gov

Recall é a forma pela qual um fornecedor vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. Ao mesmo tempo, recolhe produtos, esclarece fatos e apresenta soluções. O fornecedor deve garantir que a expectativa do consumidor em relação à adequação e, principalmente, à segurança dos produtos ou serviços seja efetivamente correspondida. A regra, portanto, é de que os produtos ou serviços colocados no mercado de consumo não podem acarretar riscos à saúde e segurança dos consumidores, exceto aqueles considerados normais e previsíveis em razão da sua natureza e uso (objetos cortantes, combustível, medicamentos, etc). O presente conjunto de dados foi extraído do sistema online de recalls (http://portal.mj.gov.br/recall), que é mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Maiores informações podem ser obtidas em: (http://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/saude-e-seguranca).

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 25/01/2019)

Assunto

Automotores

Classificação

Automóveis

Nº do Protocolo

08012.005331/2014-12

Mês

11

Fornecedor

Toyota do Brasil Ltda.

Objeto

Camry e Camry HV

Defeito

“foi detectada uma falha no processo de fabricação do pivô da suspensão dianteira, um dos componentes responsáveis pela articulação da suspensão dianteira do veículo”, o que pode gerar “vazamento da graxa da coifa do pivô e, conseqüentemente, o desgaste prematuro do componente, o que poderá causar o seu desprendimento e a eventual perda do controle do veiculo”, causando “acidente com danos materiais ao veículo e lesões físicas ao condutor, aos passageiros e/ou a terceiros que, em casos extremos, poderão ser fatais”.

Arquivado

Não

Quantidade de afetados

575

Quantidade de atendidos

0

Percentual de atendimento

0,0

Data da última atualização

27/11/2014

Última atualização: tempo decorrido (em meses)

4


Veja também: 108 109 110 111 112