gov

Recall é a forma pela qual um fornecedor vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. Ao mesmo tempo, recolhe produtos, esclarece fatos e apresenta soluções. O fornecedor deve garantir que a expectativa do consumidor em relação à adequação e, principalmente, à segurança dos produtos ou serviços seja efetivamente correspondida. A regra, portanto, é de que os produtos ou serviços colocados no mercado de consumo não podem acarretar riscos à saúde e segurança dos consumidores, exceto aqueles considerados normais e previsíveis em razão da sua natureza e uso (objetos cortantes, combustível, medicamentos, etc). O presente conjunto de dados foi extraído do sistema online de recalls (http://portal.mj.gov.br/recall), que é mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Maiores informações podem ser obtidas em: (http://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/saude-e-seguranca).

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 25/01/2019)

Assunto

Automotores

Classificação

Automóveis

Nº do Protocolo

08012.004161/2014-59

Mês

9

Fornecedor

Fiat Automóveis S/A

Objeto

Punto Essence, Punto Essence Dualogic, Idea Adventure, Idea Sporting, Idea Sporting Dualogic, Punto Tjet, Doblo Adventure, Idea Adventure Dualogic, Idea Essence, Idea Essence Dualogic, Bravo Essence, Bravo Essence Dualogic, Bravo Sporting, Bravo Sporting Dualogic, Bravo Absolute e Bravo Absolute Dualogic

Defeito

“entre os veículos convocados podem haver veículos abastecidos com óleo mineral para caixa de câmbio ao invés do óleo sintético” e que “o abastecimento incorreto do óleo lubrificante sugere, em casos extremos, uma eventual possibilidade da redução da vida útil de alguns componentes da caixa de câmbio, especificamente do conjunto de ‘primeira marcha’ (...), eis que para alguns modelos, a ‘primeira marcha’ ou também denominada ‘marcha de arrancada’ exige maior compromisso de força (...), tendo, portanto uma possibilidade de desgaste prematuro”.

Arquivado

Não

Quantidade de afetados

86.986

Quantidade de atendidos

0

Percentual de atendimento

0,0

Data da última atualização

22/09/2014

Última atualização: tempo decorrido (em meses)

6


Veja também: 82 83 84 85 86