gov

Recall é a forma pela qual um fornecedor vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. Ao mesmo tempo, recolhe produtos, esclarece fatos e apresenta soluções. O fornecedor deve garantir que a expectativa do consumidor em relação à adequação e, principalmente, à segurança dos produtos ou serviços seja efetivamente correspondida. A regra, portanto, é de que os produtos ou serviços colocados no mercado de consumo não podem acarretar riscos à saúde e segurança dos consumidores, exceto aqueles considerados normais e previsíveis em razão da sua natureza e uso (objetos cortantes, combustível, medicamentos, etc). O presente conjunto de dados foi extraído do sistema online de recalls (http://portal.mj.gov.br/recall), que é mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Maiores informações podem ser obtidas em: (http://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/saude-e-seguranca).

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 25/01/2019)

Assunto

Automotores

Classificação

Automóveis

Nº do Protocolo

08000.035100/2015-53

Mês

11

Fornecedor

VOLKSWAGEN DO BRASIL INDÚSTRIA DE VEÍCULOS AUTOMOTORES LTDA.

Objeto

Jetta Highline 2.0 TSI e Fusca

Defeito

Possibilidade de quebra de uma das extremidades do eixo comando de válvulas do motor, o qual também aciona a bomba de vácuo do sistema auxiliar de freio. Neste caso, haverá a perda da geração de vácuo, com consequente aumento do espaço de frenagem. Nessa hipótese, há perda de eficiência do freio e consequente risco de danos graves ou fatais aos ocupantes e/ou terceiros, em razão do inesperado aumento do esforço de acionamento de freio.

Quantidade de afetados

2.414

Quantidade de atendidos

705

Percentual de atendimento (%)

29,1

Origem do Recall

Voluntário


Veja também: 116 117 118 119 120