gov

Recall é a forma pela qual um fornecedor vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. Ao mesmo tempo, recolhe produtos, esclarece fatos e apresenta soluções. O fornecedor deve garantir que a expectativa do consumidor em relação à adequação e, principalmente, à segurança dos produtos ou serviços seja efetivamente correspondida. A regra, portanto, é de que os produtos ou serviços colocados no mercado de consumo não podem acarretar riscos à saúde e segurança dos consumidores, exceto aqueles considerados normais e previsíveis em razão da sua natureza e uso (objetos cortantes, combustível, medicamentos, etc). O presente conjunto de dados foi extraído do sistema online de recalls (http://portal.mj.gov.br/recall), que é mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Maiores informações podem ser obtidas em: (http://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/saude-e-seguranca).

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 25/01/2019)

Assunto

Automotores

Classificação

Automóveis

Nº do Protocolo

08012.003483/2015-61

Mês

9

Fornecedor

VOLKSWAGEN DO BRASIL INDÚSTRIA DE VEÍCULOS AUTOMOTORES LTDA.

Objeto

Jetta, Jetta Variant, Tiguan, Passat, Passat Variant, Passat CC, CC e Eos

Defeito

Possibilidade de rompimento do cabo plano da espiral de contato do airbag frontal do motorista, devido à eventual entrada de impurezas, como longos fios de cabelo e/ou de tecidos. Ademais, que esse cabo plano mantém o airbag funcional enquanto o volante de direção está sendo esterçado e, no caso de rompimento desse componente, ocorrerá a perda da conexão elétrica e a luz de advertência do airbag acenderá no painel do veículo. Nessa condição, o defeito pode causar danos físicos graves ou fatais ao motorista, devido a não deflagração do airbag em um colisão que demande o seu acionamento.

Quantidade de afetados

54.179

Quantidade de atendidos

283

Percentual de atendimento (%)

0,5

Origem do Recall

Determinado


Veja também: 90 91 92 93 94