gov

Recall é a forma pela qual um fornecedor vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. Ao mesmo tempo, recolhe produtos, esclarece fatos e apresenta soluções. O fornecedor deve garantir que a expectativa do consumidor em relação à adequação e, principalmente, à segurança dos produtos ou serviços seja efetivamente correspondida. A regra, portanto, é de que os produtos ou serviços colocados no mercado de consumo não podem acarretar riscos à saúde e segurança dos consumidores, exceto aqueles considerados normais e previsíveis em razão da sua natureza e uso (objetos cortantes, combustível, medicamentos, etc). O presente conjunto de dados foi extraído do sistema online de recalls (http://portal.mj.gov.br/recall), que é mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Maiores informações podem ser obtidas em: (http://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/saude-e-seguranca).

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 25/01/2019)

Assunto

Automotores

Classificação

Automóveis

Nº do Protocolo

08012.004131/2015-23

Mês

9

Fornecedor

Honda Automóveis do Brasil Ltda

Objeto

Honda Fit

Defeito

Falha na programação do software, possibilitando o rompimento do eixo da polia motora de transmissão, ocasionando a perda de aceleração. Essa condição, segundo o fornecedor, poderá ser um dos fatores para possível colisão que, em situações extremas, poderá causar danos materiais e lesões físicas aos ocupantes e/ou terceiros.

Quantidade de afetados

13.965

Quantidade de atendidos

7.539

Percentual de atendimento (%)

54,0

Origem do Recall

Voluntário


Veja também: 93 94 95 96 97