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Recall é a forma pela qual um fornecedor vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. Ao mesmo tempo, recolhe produtos, esclarece fatos e apresenta soluções. O fornecedor deve garantir que a expectativa do consumidor em relação à adequação e, principalmente, à segurança dos produtos ou serviços seja efetivamente correspondida. A regra, portanto, é de que os produtos ou serviços colocados no mercado de consumo não podem acarretar riscos à saúde e segurança dos consumidores, exceto aqueles considerados normais e previsíveis em razão da sua natureza e uso (objetos cortantes, combustível, medicamentos, etc). O presente conjunto de dados foi extraído do sistema online de recalls (http://portal.mj.gov.br/recall), que é mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Maiores informações podem ser obtidas em: (http://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/saude-e-seguranca).

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 25/01/2019)

Assunto

Automotores

Classificação

Automóveis

Nº do Protocolo

08012.004254/2015-64

Mês

9

Fornecedor

Volvo Automóveis do Brasil Ltda

Objeto

Volvo XC60 e S60

Defeito

Em condição de trânsito lento, na qual ocorrem diversas paradas, e caso a função de arranque/paragem automática seja adicionada (start/stop) (essa função desliga o motor automaticamente quando o veículo atinge 0 km/h e religa assim que o acelerador é acionado), o fusível do motor de partida pode sofrer sobrecarga, resultando em sua falha. Essa condição deixará o veículo sem a função de partida automática. Em razão da referida falha, o motor do veículo não será acionado automaticamente como pretendido pela função de arranque e paragem automática, deixando o veículo impotente em via de trânsito até que o arranque manual seja acionado. Essa condição pode aumentar o risco de colisão traseira e, consequentemente, causar danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros, incluindo lesões graves ou até mesmo fatais.

Quantidade de afetados

142

Quantidade de atendidos

139

Percentual de atendimento (%)

97,9

Origem do Recall

Voluntário


Veja também: 95 96 97 98 99